Este artigo analisa os desafios vivenciados por professores iniciantes na Educação Básica, com foco no início da carreira docente. O problema investigado busca compreender as principais dificuldades enfrentadas por esses profissionais e o processo de adaptação ao ambiente escolar. O objetivo é compreender, a partir do relato de uma professora da Escola Municipal Dina Sfat, em Rolim de Moura – RO, as dificuldades encontradas no período inicial da docência e como ocorre sua adaptação no contexto escolar. A metodologia adotada possui abordagem qualitativa, de caráter exploratório, utilizando dois métodos: a pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores que discutem a iniciação à docência, como Garcia (1999), Tardif (2002), Perrenoud (2001), Nóvoa (1995), Huberman (1995), Imbernón (2010), Oliveira (2005) e Papi e Martins (2010); e o estudo de caso, que possibilitou uma análise aprofundada de uma experiência prática. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, permitindo o acesso a percepções, sentimentos e experiências da professora participante, bem como a compreensão de sua trajetória. O percurso metodológico visou proporcionar uma compreensão mais aprofundada da experiência vivida pela docente durante os dois primeiros anos de sua carreira – 2014 e 2015 – período considerado fundamental para a formação da identidade profissional do educador, permitindo uma análise humanizada e contextualizada. Os resultados evidenciaram que os principais desafios enfrentados foram a indisciplina dos alunos, a sobrecarga de trabalho, a insegurança diante da distância entre a teoria aprendida na formação e a realidade da sala de aula, além da dificuldade em lidar com situações imprevistas no cotidiano escolar. Tais desafios impactaram significativamente a professora, levando-a a refletir sobre a lacuna existente entre a teoria e a prática docente. Constatou-se que, embora o conhecimento teórico seja essencial, ele nem sempre oferece respostas imediatas ou suficientes para os desafios reais do contexto escolar, exigindo a construção de novas estratégias a partir da vivência prática. Observou-se, ainda, que o apoio recebido da equipe escolar, o suporte da gestão, a colaboração entre colegas e a abertura para o diálogo foram fatores determinantes para sua adaptação e permanência na profissão. Esses elementos contribuíram para o desenvolvimento de maior confiança em sua prática pedagógica e para o sentimento de pertencimento à comunidade escolar. Conclui-se que a experiência prática, aliada ao acolhimento e à escuta no ambiente escolar, é essencial para a construção da identidade docente e para o fortalecimento dos professores iniciantes, promovendo não apenas sua permanência na profissão, mas também seu crescimento pessoal e profissional ao longo da carreira.
A Semana de Pedagogia 2025 aconteceu no Campus de Rolim de Moura da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) entre os dias 03 e 06 de setembro. Organizada pelo Departamento de Educação, a Semana de Pedagogia trouxe como tema: “Por uma Pedagogia e Docência Inventivas”. O evento propôs a reflexão e o debate sobre os desafios da inventividade docente na atualidade que permeiam o campo da Pedagogia. Dentre as atividades realizadas estiveram: a comunicação e publicação de trabalhos científicos, palestras, mesas-redondas, apresentações culturais, mostra de fotografias, lançamento de livros e roda de conversas. Com o intuito de reunir os egressos e a comunidade acadêmica para pensar juntos sobre a profissão docente e a Pedagogia.
Os trabalhos submetidos como Comunicações Científicas foram enviados exclusivamente pela plataforma indicada pelo evento. Cada participante pôde inscrever seus trabalhos, individualmente ou em coautoria, com no máximo três coautores por trabalho. Nos textos em coautoria, apenas um autor realizou a submissão, indicando a autoria principal e os demais coautores, todos devidamente inscritos no evento. Os resumos foram apresentados em um único parágrafo, com 400 a 500 palavras, contemplando temática, problema, objetivos, método, fontes, recortes temporal e geográfico, resultados e conclusões. Todos os trabalhos foram avaliados pela Comissão Científica mediante avaliação cega por pares e publicados nos anais do evento quando aprovados e apresentados na data e local programados.
Comissão Organizadora
Profa. Dra. Juliana Cândido Matias
Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana
Comissão Científica
Prof. Dr. Amauri Moret da Silva
Prof. Dra. Avacir Gomes dos Santos Silva
Prof. Dra. Bianca Santos Chisté
Prof. Esp. Elisabete dos Reis Venturoso
Prof. Dra. Flávia Pansini
Prof. Esp. Helionice de Moura Silva
Prof. Dra. Juliana Cândido Matias
Prof. Dra. Luciana Coladine Bernardo
Prof. Dra. Maria Aparecida Antero Correia
Prof. Dr. Paulo Aparecido Dias da Silva
Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana
31 9 91377975 (Prof. Dimir Viana)
69 9 8428-5636 (Profa. Juliana Matias)
REALIZAÇÃO
DAED – Departamento Acadêmico de Educação UNIR – Universidade Federal de Rondônia
Campus UNIR – Rolim de Moura
Avenida Norte/Sul, 7.300 – Bairro Nova Morada, Rolim de Moura – RO